Criança Alfabetizada
Episódio recente
3° ao 5° ano - Produção de Textos Escritos no Ensino Fundamental | Parte 2 - EP 10
Conteúdo: Produção de textos escritos, concepções e práticas de produção de textos escritos em sala de aula, planejamento, mediação docente. Objetivo: Discutir aspectos da produção de textos escritos e suas diferentes finalidades sociais e pedagógicas e sobre a necessidade de planejar as práticas de linguagem/eixos de ensino que considerem os diferentes processos envolvidos na produção textual.
17 Setembro, 2025
Episódios anteriores
3° ao 5° ano - Produção de Textos Escritos no Ensino Fundamental | Parte 1 - EP 09
Conteúdo: Produção de textos escritos, concepções e práticas de produção de textos escritos em sala de aula, planejamento, mediação docente.
Objetivo: Discutir aspectos da produção de textos escritos e suas diferentes finalidades sociais e pedagógicas e sobre a necessidade de planejar as práticas de linguagem/eixos de ensino que considerem os diferentes processos envolvidos na produção textual.
17 Setembro, 2025
3° ao 5° ano - Oralidade no Ensino Fundamental | Parte 2 - EP 08
Conteúdo: Oralidade, dimensões da oralidade e gêneros orais.
Objetivo: Refletir sobre o ensino da oralidade e suas dimensões, bem como compreender o trabalho com esta prática de linguagem/eixo de ensino, a partir de gêneros orais formais e públicos.
17 Setembro, 2025
3° ao 5° ano - Oralidade no Ensino Fundamental | Parte 1 - EP 07
Conteúdo: Oralidade, dimensões da oralidade e gêneros orais.
Objetivo: Refletir sobre o ensino da oralidade e suas dimensões, bem como compreender o trabalho com esta prática de linguagem/eixo de ensino, a partir de gêneros orais formais e públicos.
17 Setembro, 2025
3° ao 5° ano - Análise Linguística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - EP 06
Conteúdo: Análise linguística, práticas de análise linguística em sala de aula e mediação docente.
Objetivo: Refletir sobre o conceito de análise linguística/semiótica, sua relação com os outras práticas de linguagem/eixos de ensino e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa.
17 Setembro, 2025
3° ao 5° ano - Literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | Parte 2 - EP 05
Conteúdo: Literatura, o papel do professor no ensino da literatura e as práticas de letramento literário na escola.
Objetivo: Refletir, a partir de cenas de sala de aula, sobre a literatura infantojuvenil , formação do leitor e mediações escolares voltadas para a formação literária.
17 Setembro, 2025
3° ao 5° ano - Literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | Parte 1 - EP 04
Conteúdo: Literatura, o papel do professor no ensino da literatura e as práticas de letramento literário na escola.
Objetivo: Refletir, a partir de cenas de sala de aula, sobre a literatura infantojuvenil , formação do leitor e mediações escolares voltadas para a formação literária.
17 Setembro, 2025
3° ao 5° ano - Ensino da Leitura no Ensino Fundamental | Parte 2 - EP 03
Conteúdo: Leitura, concepções e práticas de leitura em sala de aula.
Objetivo: Refletir sobre a leitura, suas diferentes dimensões nas práticas de ensino e como a ação docente voltada às práticas de leitura pode conduzir o aluno à compreensão textual.
17 Setembro, 2025
3° ao 5° ano - Ensino da Leitura no Ensino Fundamental | Parte 1 - EP 02
Leitura, concepções e práticas de leitura em sala de aula.
Objetivo: Refletir sobre a leitura, suas diferentes dimensões nas práticas de ensino
e como a ação docente voltada às práticas de leitura pode conduzir o aluno à compreensão textual.
17 Setembro, 2025
3° ao 5° ano - Gestão e Coordenação Pedagógica da Escola Básica - EP 01
O papel do coordenador pedagógico, a formação continuada e a consolidação da alfabetização no processo de ensino e aprendizagem.
Objetivo: Discutir o papel do gestor e do coordenador pedagógico, a formação continuada e a consolidação da alfabetização no processo de ensino e aprendizagem escolar.
17 Setembro, 2025
1º e 2º ano - Desafios e possibilidades da gestão escolar - EP 10
A equipe de gestão da escola, especificamente diretora e coordenadora pedagógica, compartilham o trabalho realizado de modo a evidenciar o quanto suas ações apoiam e estão focadas na promoção da aprendizagem dos estudantes. Como tornar a escola um lugar aprendente para todos e todas.
15 Setembro, 2025
1º e 2º ano - O trabalho com projetos didáticos - EP 09
Projeto didático é uma modalidade organizativa do trabalho em sala de aula. Os projetos articulam propósitos didáticos (da professora) e comunicativos (dos estudantes).
Os projetos didáticos “potencializam a aprendizagem das crianças, favorecendo que elas se debrucem sobre bons problemas a resolver e elaborem soluções, refletindo sobre o planejamento e organização daquilo que irão produzir. Propiciam uma gestão de tempo mais flexível, podendo durar dias, semanas ou alguns meses. Também oferecem a oportunidade de as crianças atuarem como coautoras em todo o percurso do trabalho, uma vez que o planejamento das tarefas e etapas a serem desenvolvidas é compartilhado. Os projetos são propostas privilegiadas para que as atividades de leitura e escrita aconteçam à semelhança das práticas sociais de leitura e escrita, considerando seus contextos, finalidades e propósitos comunicativos”.
As atividades de leitura e escrita tendo como propósito ler para aprender (mais) sobre um tema estão inseridas no contexto de um projeto didático. Elas envolvem desde a seleção de materiais para leitura e pesquisa para coleta de informações, a produção de ficha técnica de animais para serem divulgadas no mural da escola, considerando a situação comunicativa definida (para que estão escrevendo, quem serão os leitores desses textos, onde irão circular, entre outros aspectos).
15 Setembro, 2025
1º e 2º ano - Práticas de leitura e escrita para aprender mais sobre um assunto - EP 08
As atividades têm a finalidade de ensinar os alunos a ler e escrever para aprender (mais) sobre um tema, um conteúdo de grande relevância para toda a escolaridade. O contexto criado para alcance desse objetivo é um projeto didático, que envolve várias propostas, desde a seleção de materiais para leitura e pesquisa para coleta de informações e produção de ficha técnica de animais, para serem divulgadas no mural da escola. Por meio deste estudo, os estudantes desenvolvem a habilidade de articular comportamentos e capacidades de leitura e de escrita, o que permitirá enfrentar os desafios na aprendizagem de conteúdos em outras áreas do conhecimento.
15 Setembro, 2025
1º e 2º ano - Práticas de escrita por meio da professora - EP 07
A situação de escrita por meio da professora é uma atividade privilegiada para que as crianças atuem como escritoras, produtoras de texto, antes mesmo de escreverem convencionalmente.
Nestas situações, todos (professora + crianças) produzem um único texto. A professora assume o papel de escritora mais experiente e escreve, à vista de todos, a partir do texto elaborado e ditado pelas crianças. Portanto, quando elaboram um texto por meio da professora, as crianças estão aprendendo diferentes comportamentos e procedimentos escritores: planejar a escrita; buscar fontes de consulta para retomar informações ou observar a linguagem utilizada; reler e revisar o que escreveram à luz do que observaram nas leituras prévias; entender que os textos são provisórios até serem considerados suficientes para o momento, entre muitos outros. Ou seja, aprendem a escrever atuando como autores, de fato. A professora, nesses momentos, atua como modelo de referência, ajudando a planejar, lendo em voz alta para verificar se o texto faz sentido ou se está adequado etc.
15 Setembro, 2025
1º e 2º ano - Práticas de escrita pelas crianças para aprender a escrever - EP 06
As crianças estão envolvidas na produção de um jogo da memória de animais, que usarão para brincar na escola. A professora vai comunicar à turma que este será um trabalho em duplas, e que elas produzirão as cartas com as imagens e o nome de cada animal. Nesta proposta, o foco da professora é proporcionar momentos de reflexão sobre a escrita, nos quais as crianças possam usar seus conhecimentos sobre quantas letras, quais letras e em que ordem escrever para comunicar o que desejam, assim como trocar ideias com seus pares e professora, e consultar outras fontes, como textos presentes na sala de aula.
15 Setembro, 2025
1º e 2º ano - Práticas de leitura pelas crianças para aprender a ler - EP 05
As crianças têm brincado e estudado sobre textos que fazem parte do folclore brasileiro, da nossa tradição oral: parlendas, quadrinhas e cantigas.
Nesta aula, a turma irá explorar um livro de parlendas, buscando no sumário um tipo específico de parlendas para localizar as páginas onde os textos se encontram. Dessa forma, irão atuar como leitores, além de refletir sobre o sistema de escrita.
O objetivo desta proposta em específico é que os estudantes tenham a oportunidade de ler por si mesmos tendo como desafio encontrar o tipo de parlenda tanto no sumário como também nas páginas do livro, além de conhecerem novas parlendas e recuperarem outras para a produção de um livro de parlendas para uma turma da educação infantil.
28 Agosto, 2025
1º e 2º ano - Práticas de leitura por meio da professora - EP 04
A situação de leitura por meio da professora é uma atividade privilegiada para as crianças assumirem o papel de leitoras muito antes de saberem ler por si mesmas. A professora atua como uma leitora mais experiente explicitando aos estudantes comportamentos de leitor -- como por ex. critérios de escolha e apreciação das obras, recursos que utilizou para a escolha do livro/texto, entre outros). Além de possibilitar às crianças o contato com a linguagem escrita de boa qualidade e que acessem textos que não escolheriam por si só, de maneira autônoma.
28 Agosto, 2025
1º e 2º ano - Ambiente alfabetizador - EP 03
Consideramos um bom ambiente alfabetizador aquele que permite a máxima circulação de saberes, que contém, em suas paredes, produções das crianças - escritas infantis e escritas que a professora serviu como escriba -, materiais de leitura como livros, gibis, jornais, enciclopédias. Sobretudo, o ambiente se torna alfabetizador quando existe uma cultura em sala de aula de incentivo à consulta a estes materiais expostos e à troca de informações entre o grupo.
28 Agosto, 2025
1º e 2º ano - A professora no centro das decisões pedagógicas - EP 02
Considerando um modelo de ensino reflexivo, a professora tem papel central no desenvolvimento do trabalho didático. Ela é a protagonista do processo de ensino e toma decisões para o encaminhamento do trabalho em sala de aula em função daquilo que sua turma precisa aprender em determinado momento.
28 Agosto, 2025
1º e 2º ano - A criança no centro da proposta de alfabetização - EP 01
Colocar a criança no centro da proposta de alfabetização não é, como o senso comum diz, ensinar apenas o que elas desejam aprender ou deixar que aprendam sozinhas, abandonadas em seus processos de aprendizagem. Ao contrário disso, colocar a criança no centro da proposta de alfabetização significa que a professora acompanhará detalhadamente o que sabem os estudantes de sua turma, de modo que consiga propor desafios ajustados a seus saberes e suas necessidades de aprendizagem.
28 Agosto, 2025